sexta-feira, 27 de julho de 2012

A arte de bem receber


Os anos vão passando e estarmos juntos é a prova da amizade que nos une.

A alegria que se vislumbra em cada rosto no ritual do reencontro, espelha a saudade de momentos vividos e partilhados, onde o espírito de solidariedade e entreajuda foram os “ingredientes” mais valiosos e que tanto contribuíram para nos unir e construir a amizade. O caráter genuíno e a essência de cada uma das partes, revela-se nos afetos demonstrados na “arte de bem receber”.

Cada elemento do “grupo” é detentor de saberes que continua a partilhar, histórias que gosta de contar ou de voltar a repetir e que são sempre escutadas com prazer.

A nossa amizade é um valor a preservar, por isso vale a pena continuar a cimentá-la.

Como diz o escritor Erico Veríssimo: “A vida vale a pena ser vivida apesar de todas as suas dificuldades, tristezas e momentos de dor e angústia.
O mais importante que existe sobre a face da terra é a pessoa humana. E surpreender o homem no ato de viver é uma das coisas mais fantásticas que Deus nos permitiu.”


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Sugestão de leitura


2 Volumes
Um grupo de crianças a bordo de um navio partem da costa sem nenhum adulto que os pudesse ajudar. São apanhados por uma tempestade e acostam numa ilha deserta, onde formam uma colónia. Nesta ilha eles aprendem muitas técnicas de caça, pesca e outras habilidades úteis à sua sobrevivência, e exploram todos os recantos da ilha. Involuntariamente, por esta razão, os jovens terão dois anos de férias.

terça-feira, 3 de julho de 2012

De Que São Feitos os Dias?


De Que São Feitos os Dias?
- De pequenos desejos,
vagarosas saudades,
silenciosas lembranças.

Entre mágoas sombrias,
momentâneos lampejos:
vagas felicidades,
inactuais esperanças.

De loucuras, de crimes,
de pecados, de glórias
- do medo que encadeia
todas essas mudanças.

Dentro deles vivemos,
dentro deles choramos,
em duros desenlaces
e em sinistras alianças...

Cecília Meireles, in 'Canções'