terça-feira, 30 de março de 2010

Tudo está bem, Enid Blyton

Ela animou a nossa infância com as aventuras de Os Cinco. É talvez a mais famosa autora de livros infantis e juvenis mas também a mais criticada. Descobrimos que Enid Blyton não é heroína nem vilã. O seu maior sucesso - e maior pecado - foi ter construído um mundo para onde se quer escapar. Era uma vez quatro crianças e um cão...
Fonte: Público

segunda-feira, 29 de março de 2010

Vamos voar!


(clique na imagem)

Fecha os olhos, vamos voar!

Planar como os pássaros

Sem as horas contar…

Subir à montanha e ver o mar!

P`los campos floridos correr e saltar

E o cricrilar dos grilos escutar.


E tontos de tanto brincar

À beira de um regato sentados

Sentindo o murmúrio das águas

E o vento a assobiar…

Quietos e mudos ficamos

Com tão doce canção de embalar!

DC

sábado, 27 de março de 2010

Esta noite, adiante os relógios e proteja-se das mudanças de ritmo


Portugal Continental e a Madeira entram na hora de Verão à uma hora de domingo, ao adiantar o relógio 60 minutos. Nos Açores, a mudança acontecerá pela meia-noite. A hora de Verão passou a ser decidida a nível da União Europeia, ao contrário do horário de Inverno, que continua sob a soberania dos estados.
A mudança da hora deve-se a uma directiva comunitária que determina que os países da União Europeia devem entrar na hora de Verão no último domingo de Março e adoptar a hora de Inverno no último domingo de Outubro, independentemente do fuso horário em que se encontrem.
Na prática, os portugueses vivem no domingo o dia mais pequeno do ano, com 23 horas, fazendo-se a mudança numa altura em que menos afecta o quotidiano das pessoas, durante a noite e no fim-de-semana.

terça-feira, 23 de março de 2010

Uma Aventura no Pulo do Lobo

O Pulo do Lobo, no concelho de Mértola, foi o “cenário” escolhido por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada (actual ministra da Educação) para a acção do novo livro da saga “Uma Aventura”.
As duas autoras apresentaram hoje oficialmente Uma Aventura no Pulo do Lobo , no cine-teatro Marques Duque, em Mértola, numa sessão que teve na assistência os alunos das escolas do concelho.
A sessão encerrou com uma visita ao Pulo do Lobo, queda de água de 20 metros, local de lendas e muitas histórias, coração do Parque Natural do Vale do Guadiana, e onde decorre a mais recente aventura dos cinco amigos.
Os heróis da 52ª aventura em 28 anos da colecção continuam a ser o Chico, o João, o Pedro, as gémeas Teresa e Luísa e os cães Faial e Caracol.


Sinopse
Quando os cinco amigos se juntam, uma simples ida ao cinema pode transformar-se rapidamente numa perseguição trepidante! E a resolução de um mistério com dezenas de anos leva-os às planícies alentejanas, onde os aguardam surpresas fantásticas, pessoas especiais e paisagens que falam ao coração! Com muita acção e emoção, esta é Uma Aventura ao alcance de um "pulo de lobo"!


segunda-feira, 22 de março de 2010

O poder da poesia

(clique na imagem)

Sentir a poesia é estar sensível ao mundo que nos rodeia, é descer ao mais fundo do nosso ser e expelir lavas de calor intenso ou formar icebergues.

As palavras soltam-se, transportam-nos para o surreal, para o mundo imaginário onde a fantasia é prodigiosa.

Com a poesia, tudo é permitido: sonhar, imaginar, revelar emoções, sentimentos de amor e ódio. Como diz o poeta, “as palavras são o espelho da alma.” São o retrato fiel da sensibilidade de um olhar, da vida que caminha connosco, multifacetada.

O poeta sente-se livre e poderoso, solta-se e deixa-se levitar pelas palavras.A poesia eleva-o, é um despertador de sentidos e as letras, as suas armas. Outras vezes ,estas são como um travesseiro, onde o poeta descansa e regenera.

A poesia cura e liberta.

DC

domingo, 21 de março de 2010

21 de Março: Dia Mundial da Poesia

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Poesia e foram inúmeras as iniciativas que se multiplicaram por todo o país para marcar a data. Ora, e num país de poetas como é Portugal, bem se pode dizer que a poesia acontece quando e onde um poeta quiser!!




sábado, 20 de março de 2010

A noite!

Ela chega, silenciosa e escura.

Os olhos, cansados, caem num sono profundo,

os pensamentos serenam, o corpo desmaia

e entrega-se!


A noite prolonga-se…

Solta-se o sonho, agiganta-se…

Como roda gigante, gira sem parar

e põe meus pensamentos a rodopiar!


As pálpebras lutam, querem acordar-me,

mas eu recuso, porque quero descansar!

Os pensamentos soltam-se e meu rosto

vêm beijar...

Lentamente, começo a despertar!

DC

segunda-feira, 15 de março de 2010

15 de Março: Dia Mundial do Consumidor

No dia 15 de Março de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, enunciou quatro direitos fundamentais do consumidor, numa declaração ao Congresso norte-americano.
A declaração de John Kennedy terá levado ao reconhecimento internacional de que todos os cidadãos, independentemente da sua situação económica ou condição social, têm direitos enquanto consumidores.
Ao longo dos anos, desenvolveu-se a protecção jurídica do consumidor, com a multiplicação de iniciativas de regulamentação nos mais diversos países.
Em Portugal, os direitos dos consumidores têm hoje a dignidade de direitos fundamentais constitucionalmente consagrados, estando a ser elaborado um projecto de Código do Consumidor.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Professor vítima de bullying

Um professor de Música da Escola Básica 2.3 de Fitares, em Rio de Mouro, Sintra, ter-se-á suicidado alegadamente por ser alvo da indisciplina dos seus alunos, noticiaram os jornais "Público" , "i", "JN" e "TVI24".
Na véspera das aulas com aquela turma, Luís ficava nervoso. Isolava-se no quarto e desejava que o amanhã não chegasse. Não queria voltar a ouvir que era um "careca", um "gordo" ou um "cão". Não queria que o burburinho constante do 9.º B e as atitudes provocatórias de alguns alunos continuassem a fazê-lo sentir aquela angústia. O peso no peito. O sufocante nó na garganta. Luís não era um aluno. Tinha 51 anos e era professor de Música na Escola Básica 2.3 de Fitares, em Rio de Mouro, Sintra. Era. Na semana antes do Carnaval, decidiu que não voltaria a ser enxovalhado. Pegou no carro e parou na Ponte 25 de Abril. Na manhã do dia 9 de Fevereiro, atirou-se ao rio.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Conto Público

(clique na imagem)

O PÚBLICO convidou Gonçalo M. Tavares a iniciar um conto que irá ganhar forma com a contribuição dos leitores. Num máximo de mil caracteres, envie-nos um texto que dê seguimento à proposta do escritor. Ao longo de um ano (até 5 de Março de 2011), o conto irá crescendo à medida da sua imaginação. Cada leitor pode enviar um máximo de dez textos durante a iniciativa e os textos a publicar serão escolhidos pela redacção do PÚBLICO.