sábado, 30 de outubro de 2010

Voo picado

Num voo picado em direcção à Terra, a ave de rapina procura saciar a fome, enfrentando a escassez alimentar, fruto das rigorosas intempéries que assolam o seu habitat.

À semelhança do necrófago, também o ser humano, procura avidamente sobreviver no planeta que o viu nascer. Mas agora, o velho gigante está doente e moribundo: geme angustiado e deambula rumo à desintegração.

O seu destruidor, espectador cego e já impotente, assiste à maldição que fez recair sobre si próprio e continua a caminhada suicida, movido pela força da ambição. E, nos inúmeros delírios que assolam a sua mente, é permanente o apelo ao cosmos: “Planeta habitável, procura-se!”

O ser humano tem comportamentos insondáveis, mas na génese deste desejo expresso, vislumbra-se a ansiedade da conquista, do domínio e da supremacia, pois os seus intentos não conhecem limites.

É urgente um novo planeta! Ele merece uma geração renovada, pacífica, justa e equilibrada, como a bíblica Arca de Noé!!!

DC

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sugestão de leitura

O Leonardo é um gato preto, muito solitário, que passa o tempo todo na biblioteca. Até que descobre que as Bruxas adoram gatos pretos. Mas como pode o Leonardo encontrar uma bruxa, se nunca viu nenhuma? E está sempre a perguntar «Desculpa… Por acaso és uma bruxa?», engana-se sempre!
Até que o Leonardo desiste , acha que nunca vai encontrar uma bruxa e volta até à biblioteca… lá espera-o uma grande surpresa.

Amigo

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».

«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!

«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.

«Amigo» é a solidão derrotada!

«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'


sábado, 23 de outubro de 2010

Bryan Adams - One world, one flame

Bryan Adams

One world, one flame
And it's burnin' inside you
One heart, one dream
It'll be there beside you
In your finest hour

Come rain, come shine
This is your story
It's yours and mine
On the road to glory
In your darkest hour
Dig deep and feel the power
Cuz you're doin' it your way (doin' it your way)
One world, one flame

One world, one flame
To burn the brightest
One heart, one dream
To climb the highest
In your finest hour
Dig deep and feel the power
Cuz you're doin' it your way (doin' it your way)
One world, one flame - ya

One world, one flame
And it's burnin' inside you
One heart, one dream - ya

Ya, it's burnin' inside you
One world, one flame
It'll be there beside you
One world, one flame

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gotinhas de orvalho

Há dias, momentos em que nos sentimos como gotinhas de orvalho que se vão acumulando e engrossando sobre as folhas de uma roseira brava. De repente, um sopro da natureza torna-as inseguras e precipita-as no solo, que as absorve com sofreguidão.

Diariamente, acordamos, esfregamos os olhos, soltamos clamores de dor e ódio e prosseguimos a caminhada incerta e insegura, neste mundo seco, ressequido. Somos tratados como peças insignificantes que já não encaixam no puzzle, e por isso manipulados e empurrados para o vazio. Somos gotinhas minúsculas e frágeis, cumprindo um ciclo de vida estonteante e louco, num terreno minado e improdutivo.

Haja força para resistir!

DC

O Anjo Branco - José Rodrigues dos Santos

A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e
se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.
No seu pequeno avião, José cruza diariamente um vasto território para levar ajuda aos recantos mais longínquos da província. O seu trabalho depressa atrai as atenções e o médico que chega do céu vestido de branco transforma-se numa lenda no mato.

Mas a guerra colonial rebenta e um dia, no decurso de mais uma missão sanitária, José cruza-se com aquele que se vai tornar o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.

Inspirado em factos reais e desfilando uma galeria de personagens digna de uma grande produção, O Anjo Branco afirma-se como o mais pujante romance jamais publicado sobre a Guerra Colonial – e, acima de tudo, sobre os últimos anos da presença portuguesa em África.

José Rodrigues dos Santos, dando prova da sua já conhecida e reconhecida capacidade de renovação constante, continua a surpreender. Com efeito, no seu novo romance, adopta um registo mais intimista e revela outra faceta aos seus muitos leitores, numa atitude de desassombro e coragem que não deixará de empolgar e até emocionar.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alguém se Candidata a ser Deputado na Suécia???

O país dos políticos sem mordomias. Veja, aqui como vivem os deputados na Suécia. Os apartamentos funcionais são pequenos e a lavandaria é comunitária. Motoristas particulares e assessores não existem.
O mais irónico é saber que eles são infinitas vezes mais competentes que os nossos políticos.


sábado, 16 de outubro de 2010

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é conhecido actualmente em cerca de 150 países e foi comemorado pela primeira vez no ano de 1981. A data tem como finalidade alertar e consciencializar o público em geral e os governantes sobre as questões relacionadas com a alimentação e nutrição.
Um dos temas de discussão deve ser a erradicação da fome em todo o mundo e o excesso de alimentos consumidos pela sociedade ocidental o qual representa repercussões graves para a saúde.


Os 10 mais importantes Direitos à Alimentação de um cidadão:

1. Direito a pelo menos 3 refeições diárias
2. Direito à alimentação a custo acessível e justo
3. Direito a uma alimentação saudável
4. Direito a uma alimentação variada
5. Direito a comer em porções adequadas
6. Direito ao prazer da alimentação
7. Direito a uma alimentação de qualidade
8. Direito à segurança alimentar
9. Direito a informação sobre alimentação
10.Direito ao aconselhamento nutricional por um dietista

Os 9 mitos da alimentação

sábado, 9 de outubro de 2010

Diário Secreto de Ana Bolena

Nesta recriação da vida trágica e morte de Ana Bolena, Maxwell tece na sua obra maliciosa e empolgante, interessantes descrições da vida da corte e retratos devastadores de pessoas que realmente existiram.
"Maxwell é de facto conhecedora...No tratamento por ela dado à maior tragédia da época Tudor, chegou onde ainda ninguém ousara. Um romance profundo, com carácter e enredo envolventes."
The Times

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Folhas de Outono


Chega o Outono …

Das árvores soltam-se as folhas amarelecidas

Fustigadas pelo vento

E numa correria tonta, sobrevoam campos e vales

à procura de um repouso final.

Os ramos, despidos, esperam o abraço do Inverno

Permanecem inertes, solitários

Prontos para suportar as agruras do tempo!

As crianças, sacudidas pelo vento outonal

Riem, pulam e brincam às escondidas.

Sobre as folhas, rebolam e soltam gargalhadas!

E no silêncio do entardecer, escuta-se o eco das suas vozes:

“ Viva o Outono!”

DC

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Uma das grandes bandeiras da República foi a Educação


Tempos Difíceis Para a Monarquia

Nos primeiros tempos da monarquia tudo parecia correr bem em Portugal, mas não era bem assim. Houve épocas de grande crise, como esta que agora vamos contar.

Em meados do séc. XIV a população portuguesa vivia tempos difíceis. Os maus anos agrícolas tinham causado a falta de cereais e muita gente estava a morrer à fome. Nas cidades não existiam esgotos ou água canalizada e as pessoas quase não tinham hábitos de higiene, o que facilitava a propagação das doenças. A peste negra começava a fazer as primeiras vítimas, o país encontrava crise económica e social e os portugueses estavam descontentes: não tinham que comer, pagavam impostos muito elevados e viviam em más condições. E como se tudo não bastasse, a monarquia estava a atravessar uma fase complicada, com muitos conflitos internos, dramas, amores e desamores.

sábado, 2 de outubro de 2010

U2 dão hoje o primeiro de dois concertos em Coimbra

(clique na imagem)
Formada nos finais dos anos 70 em Dublin, na Irlanda, os U2 são inegavelmente uma das maiores bandas do mundo. Com mais de 150 milhões de cds vendidos, os álbuns The Joshua Tree, Achtung Baby, e All That You Can't Leave Behind, estão entre os 200 álbuns definitivos da Rock and Roll Hall of Fame. Entre as suas canções mais memoráveis contam-se One, I Still Haven't Found What I'm Looking For, With or Without You, Sunday Bloody Sunday, Pride (in the name of love) e New Year's Day. Venerados por fãs em todo o lado, os concertos dos U2, com Bono Vox como vocalista, são extremamente populares.

Soltar as palavras

Num impulso, solta-se uma palavra. E palavra puxa palavra. Inicialmente soltas, elas vão ganhando sentido ou entrelaçam-se em forma de teia. Cria-se um monólogo interior.

Este desejo enorme de soltar palavras, desenhá-las, ver o papel colorir, parece vago ou ingénuo, mas é a forma de expressar o que vem do fundo do nosso âmago, é arte. É o querer aflorar emoções, dar voz ao sentimento, através do prazer de escrever.

O ser humano é como um vulcão adormecido. Acorda e movimenta-se silenciosamente pela encosta da montanha, modificando vidas e paisagens. A escrita também é um acto silencioso, monótono, que conquista e enriquece corações.

Sinto prazer no acto de escrever, escrever de mim para mim. E não importa o olhar dos outros, basta-me o meu, e "o mais é nada".

“Circunda-te de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada”.
(Fernando Pessoa)